segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quebrando Paradigmas! Quais são os seus?




A palavra de Deus em Romanos 12:1 e 2 diz; 
1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 -E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

O problema é que  no versículo 2 onde Paulo pede para não nos conformamos com este mundo , mas sermos transformados pela renovação do nosso entendimento, é uma coisa muito complicada para o ser humano.
Renovar o entendimento requer mudanças de paradigmas que no dicionário quer dizer;

Substantivo
pa.ra.dig.mamasculino
  1. um modelo ou exemplo
  2. (Linguística) as inflexões de uma palavra
  3. um modo de se pensar sobre, encarar algo ou agir de acordo com algum contexto
  4. um sistema de regras e regulamentos (que podem ser escritos ou não) que faz duas coisas: 1) estabelece fronteiras ou limites; 2) determina como se comportar dentro dos limites para alcançar sucesso (sucesso é medido pela sua habilidade de resolver problemas usando regras)

Etimologia

Provém do grego (parádeigma), que significa "padrão" ou "exemplo", da palavra  (paradeíknumi) significando "demonstrar".
Ainda outra definição diz que Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida
Exemplo
As mulheres devem abolir o paradigma de que nenhum homem presta.
'Os paradigmas da sociedade''....ou seja, os modelos que se tornam padrão e são impostos...
paradigmas são imposições padronizadas.
Assim, mudar paradigmas não é fácil, pois eles são formados em nossa mente ficando resolvidos como nossas verdades sobre o que vivemos. São os modelos que aprendemos nem nossa vivência e os usamos como fundamentos para tudo o que vivemos.
Quando aceitamos a Jesus , e passamos a viver uma vida no espírito esses modelos não servem mais.
Se basearmos nossa vida espiritual  nestes padrões nós vamos nos conformar com este mundo, pois esse nossos padrões foram formados neste mundo. E assim, não poderemos renovar nosso entendimento (mudar nossos paradigmas) , pois  os antigos  paradigmas nos dão uma falsa sensação de segurança, de controle e assim, não vivemos a plenitude de nossa vida espiritual ao lado do Senhor.
Veja a história do povo de Deus saindo do Egito, o que mais atrapalhou a vida deles no deserto onde Deus lhes dava tudo para que  passassem pelas dificuldades sem ter falta nenhuma, era o fato de terem um paradigma maligno aprendido no Egito, eles tinha uma mente de escravos. Estavam acostumados a serem escravos. Sentiam falta de quando eram escravos. Não sabiam como viver em liberdade. Por mais que  estivessem livres da opressão do Faraó, eles não se sentiam seguros e a todo momento essa insegurança devido ao  fato de agora estarem livres não era compreendida por suas mentes ainda escravas dos paradigmas que aprenderam no Egito.
Só há uma  chance de se livrar dos velhos paradigmas.
E não  é com nossa mente cauterizada nos padrões do mundo. 
A ciência que estuda as culturas a sociologia já nos diz que; 
"É mais fácil criar uma nova cultura do que mudar uma cultura existente".
Por isso mesmo é preciso cuidar de nossas crianças, de nossos jovens. Se Jesus não retornar nos próximos dez anos eles é que serão os líderes de nossas igrejas. Precisamos ter  tempo gasto no discipulado dos nossos jovens. E também de nossas crianças. Os ministérios infantis devem atentar para isso. As crianças são livros com páginas em branco e o que colocarmos lá ficará como os paradigmas delas, que usarão em seu viver. 
Agora é hora de formarmos a mente de Cristo nelas. Mas para isso precisamos renovar nossas próprias mentes, tirando tantas coisas e padrões desse mundo, de  dogmas e doutrinas de homens, de legalismo que não salva a ninguém e tatuarmos o amor de Deus  no coração e na mente dessas crianças.
Não podemos mudar apenas nossos pensamentos. 
Precisamos de uma nova mente para vivermos por outros padrões.
Precisamos da mente de Cristo!
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:16
Somente com a mente de Cristo é que podemos viver segundo os propósitos do Reino de Deus em toda a sua completude.
Ter a mente de cristo é a única maneira de sermos realmente cristãos , parecidos com cristo. 
Somente assim poderemos viver em união como igreja aqui na terra.
O versículo abaixo só pode se realizar em nossas igrejas se tivermos a mente de cristo.
Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.1 Coríntios 1:10
Só com  a mente de Cristo os nossos paradigmas carregados de  egoísmo serão extintos e poderemos estar unidos em um mesmo pensamento. 
A renovação do nosso entendimento quer dizer adquirir a mente de Cristo, para assim vivermos a oração de Jesus em joão 17 e sermos um, uma mesma mente.
A mente de Cristo era ligada na palavra de Deus.
A mente do homem é ligada ao mundo.
Um homem que não renova seu entendimento, que não  passa a ter a mente de Cristo se abala diante das dificuldades.  Mas se ele tiver a mente de Cristo ele encontra a palavra de Deus que o fortalecerá e o ajudará a permanecer fiel diante das tribulações. Sua comunhão com o Pai , o Filho e o Espírito Santo será profunda.
Quem tem a mente de cristo discerne os espíritos.
Quem tem a mente de Cristo vive a paz que excede a todo entendimento. Isso não é possível ao homem com paradigmas que não foram renovados.
Quem tem a mente de Cristo não fica indiferente ao ver uma alma caminhando ao inferno.
Quem tem a mente de Cristo consegue perdoar seu inimigo, não guarda rancor.
Quem, tem a mente de Cristo tem um amor incondicional ao seu irmão.
Qual mente você tem?
Se não tem ainda a mente de Cristo e quer isso para sua vida pode ter agora mesmo essa decisão clicando   na parte superior do Blog no ícone ACEITE JESUS 
Ao ter a mente de Cristo fica mais fácil compreender a vontade de Deus e aceitá-la.
Deus abençoe a todos!
A Paz do Senhor
Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click