terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012 será um ano de realizações!

/


Mensagem do Culto da Virada

 (Dt 1.26,30))
26 Porém vós não quisestes subir; mas fostes rebeldes ao mandado do SENHOR nosso Deus.
27 E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o SENHOR nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos.
28 Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.
29 Então eu vos disse: Não vos espanteis, nem os temais.
30 O SENHOR vosso Deus que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, conforme a tudo o que fez convosco, diante de vossos olhos, no Egito;
(Deuteronômio 1.26,30).

            Após a saída do Egito, o povo estava apenas 11 dias de jornada da terra que Deus havia prometido aos patriarcas, mas, depois do relato dos espias o povo não se comportou como Deus queria, tomaram atitudes que desagradaram a Deus, e o trajeto que seria de 11 dias, acabou sendo de 40 anos de jornada pelo deserto, é isso mesmo, 40 anos aonde Deus conduziu, sustentou e também ensinou aquele povo. Quando vemos esta passagem do povo Hebreu, entendemos porque muitas vezes promessas que estão pra se cumprir em nossas vidas, acabam se prolongando. Agimos contra a vontade de Deus, nossas atitudes desagradam ao Senhor, por isso, Ele precisa nos ensinar e às vezes para aprendermos demoramos muito tempo, pois não damos ouvimos a Palavra de Deus, a direção que Ele nos dá. Esse povo apesar de ver Deus operar maravilhas para tirá-los do Egito, comete algumas atitudes que impedem que as promessas se cumpram naqueles dias. Talvez algumas promessas não se cumpriram em nossas vidas neste ano de 2011, porque cometemos os mesmos erros que cometeram os Hebreus após o relato dos espias, mas aprenderemos aqui neste texto quais foram estes erros, e em nome de Jesus, neste ano de 2012, faremos diferente, seguiremos a direção do Senhor, fazendo Sua vontade, para que este ano, seja um ano de realizações. 
            O livro de Deuteronômio significa segunda lei, ou repetição da lei, podemos classificá-lo como o livro das recordações, foi através de citações de Deuteronômio, que o Senhor Jesus evitou os ataques do tentador, Deuteronômio, o livro de Deus sobre obediência, também é a última exortação de Moisés ao povo. O livro se divide em três discursos de Moisés, em seu primeiro discurso, após os 40 anos de caminhada pelo deserto, Moisés começa lembrando o povo do acontecido após o relato dos espias, e quando chegamos a partir do versículo 26, vemos alguns erros cometidos pelo povo que nos servem de alerta, para que não cometamos também esses erros, e possamos ter um ano de 2012 de realizações.

            26ª “Porém vós não quisestes subir Apesar dos espias relatarem que a terra era boa, como Deus prometera o povo não quis subir para tomar posse dela, ou seja, faltou disposição, esforço, 1ª coisa para fazer deste ano de 2012 um ano de realizações, devemos nos esforçar, ter disposição para fazer aquilo que cabe a nós fazermos, pois, com certeza Deus estará nos ajudando a realizar, mas temos que fazer nossa parte, se fizer corpo mole, se não nos esforçarmos não seremos merecedores de desfrutar das promessas, o povo tinha a promessa que Deus estaria com eles para ajudá-los a entrar na terra prometida, sabia que a terra era boa, mas não tiveram disposição para subir e possuí-la, não quiseram se esforçar, para sermos realizadores, temos que nos esforçar. Talvez em 2011 não nos esforçamos o suficiente para merecermos estar desfrutando de promessas, para contemplar objetivos que tínhamos planejado e realizar o que Deus tem preparado para nós, mas em nome de Jesus neste ano de 2012, profetizo que todo o desânimo, todo comodismo, a falta de disposição, vai cair por terra, será um ano de esforço, disposição, um ano de realização.

            26b “mas fostes rebeldes ao mandado do Senhor nosso Deus. O povo foi rebelde, desobediente, desobedecer a Deus, é ir contra Sua orientação, Jesus nos comissionou a ensinar a obediência 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.(Mt 28.19,20). Temos que andar em obediência ao Senhor, quantas vezes Deus nos dá direção, nos ensina o caminho e acabamos desobedecendo, fazemos conforme nossa vontade, conforme achamos que é certo, e por isso sofremos conseqüências terríveis, toda vez que desobedecemos estamos adiando promessas de Deus pra nossas vidas, o rebelde, desobediente, tem que deixar de ser, e pra isso acontecer, Deus têm seus meios para ensinar, Deus envia seus profetas, da a direção através de Sua Palavra para seguirmos, obedecer é o caminho para a benção. Talvez em 2011 muitas promessas não se cumpriram por desobediência, Deus por muitas vezes te mostrou o caminho mas você desobedeceu, preferiu andar conforme a sua vontade e deixou de fazer a vontade de Deus, mas em nome de Jesus Cristo neste ano de 2012, profetizo que será um ano de obediência a Deus, vamos fazer a vontade do nosso Senhor, abrir mão do nosso querer, renunciar os nossos desejos, deixar de andar segundo nossa vontade e obedecer a Deus para que este ano, seja um ano de realização.

            27 “E murmurastes nas vossas tendas, e dissestes: Porquanto o Senhor nos odeia, nos tirou da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus, para destruir-nos. Se tem uma coisa que desagrada a Deus é pessoa murmuradora, têm gente que murmura de tudo, nada ta bom, sempre fala palavra de derrota, acha pretexto pra reclamar de tudo, lança palavras que da legalidade pro inimigo agir em sua vida, é sim, a Bíblia nos ensina que há poder em nossas palavras, e têm pessoas que não se dão conta disso e continuam murmurando, falando palavras negativas, sem dizer que o murmurador acima de tudo, é um ingrato com o Senhor nosso Deus, não pode passar por uma adversidade que já murmura, ingrato, Deus fez e faz tantas coisas maravilhosas, mas ele só sabe murmurar, não se lembra do que o Senhor já fez por ele, este povo pode contemplar tudo que Deus fez pra tirá-los do Egito, tantas maravilhas e agora já não se lembrava mais, estava murmurando. Irmãos deixem de ser ingratos com o Senhor, façamos como o apóstolo Paulo “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (Filipenses 4.12), nossa boca precisa proferir palavras de benção, de edificação, de conforto, para que possamos transmitir graça aos que nos ouvem, a vontade de Deus é que vivamos agradecidos em qualquer situação, “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (I Tessalonicenses 5.18). Talvez este ano de 2011 você murmurou diante de situações, talvez os problemas fizeram que você fosse ingrato com Deus, esquecendo de tantas coisas boas que Deus já fez por você e acabou murmurando, desagradando o Senhor, mas em 2012, profetizo em nome de Jesus que você vai mudar, de sua boca sairá palavras de benção de louvores e adoração a Deus, palavras que vão fortalecer a muitos, palavras que vão abençoar e não maldizer, e o nome do Senhor será glorificado através de sua vida, devemos deixar todo tipo de murmuração de lado para que possamos fazer de 2012, um ano de realização.
            28 Para onde subiremos? Nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é este povo do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até aos céus; e também vimos ali filhos dos gigantes.” O relato dos espias fez com que o povo ficasse com tanto medo que os impediu de avançar e tomar posse da terra, disseram que tinham gigantes, as cidades eram fortificadas, e mesmo tendo o Senhor falado que era com eles, o medo os impediu de avançar. Aquele que está dominado pelo medo, já entra na luta derrotado, mesmo tendo a promessa de Deus, acaba perdendo a vontade de realizar, conquistar, pois, deixa de confiar em Deus,  o medo daquilo que está enfrentando, não pode fazer com que deixe de avançar, precisamos caminhar com fé, o medo não pode nos parar pois temos um Deus todo poderoso que prometeu estar conosco sempre, e Deus requer que tenhamos fé, que confiemos n’Ele, e com certeza nos dará a vitória. Quantas vezes neste ano de 2011 você deixou de conquistar por causa do medo? Quantas vezes o medo te impediu de prosseguir, avançar? Será que Deus, não iria te ajudar e dar a vitória? Com certeza Deus sempre estará conosco, dizendo não temas, Eu sou contigo! Ainda que em 2011 você deixou de avançar por medo, profetizo em nome de Jesus, que em 2012, o medo não irá te deter, você vai avançar, Deus te dará vitória, a confiança em Deus vai superar o medo, ainda que sejam gigantes, ainda que os problemas se levantem como muralhas em sua frente, não temerás, caminharás confiante e Deus te conduzirá, para que este ano de 2012 seja um ano de realização.
            Que 2012, seja um ano em que estaremos nos esforçando, andando em obediência, sem murmuração e acima de tudo confiante, que o Senhor está conosco e nos dará um ano de realizações! Amém.


            Deus abençoe!

Pr. Marcos  Omena


             



           

           
           
              

           

/
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Um comentário:

  1. Eu tomo posse dessa benção para minha vida em 2012! Que seja um ano de realizações em nossa vida!

    ResponderExcluir

Click