sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo da 1ª aula da Oficina Cultural CEV "Descobrindo a Poesia dentro de você!"



Resumo da 1ª aula
Hoje templo da CEV, tivemos a 1º aula da Oficina Cultural “Descobrindo a poesia em você!”
Iniciamos com uma oração pedindo a Deus que o que aprendêssemos ali pudesse ser usado como estratégia para o crescimento da obra do Senhor, e para que Seu nome fosse glorificado em nossas vidas.
Foi dado a cada um dos alunos uma apostila, lápis e papel.
As dinâmicas foram muito boas para nos fazer pensar em muitas coisas além da poesia.
Primeiro desmanchamos os nossos grupos costumeiros e sentamos de maneira a nos misturar com irmãos que normalmente não estávamos acostumados a ter ao lado. Para isso o coordenador nos fez andar em volta das mesas e de costas dizia as letras do alfabeto. A ordem era para que assim que ele dissesse a letra que fosse a inicial de nossos nomes, sentássemos na cadeira mais próxima.
Foi explicado pelo coordenador da oficina que aquilo era importante, pois o Senhor está trazendo um avivamento e nossa igreja está crescendo. Então temos que estar preparados para absorver estas novas pessoas, Fazê-las se sentirem parte da nossa família. Ele disse que nós os jovens seremos muito usados por Deus para atrair estas novas pessoas e através de nossas vidas e dos nossos testemunhos, os que visitarem nossa igreja vão querer voltar. Por isso não podemos formar “panelinhas”, pois isso pode fazer com que essas novas vidas se afastem e não retornem mais.
Depois o coordenador fez outra dinâmica para que todos se conhecessem.
Foi simulada uma reunião de escola onde cada um de nós fez o papel de um de nossos pais. Ele perguntava a cada pai ou mãe representada por nós sobre como era seu filho, em casa, no relacionamento etc. Assim quem escolhia representar a mãe, por exemplo, dizia sobre si mesmo pela perspectiva da mãe, isto é, como ele acreditava que sua mãe falaria sobre ele numa reunião. A experiência proporcionou uma reflexão interessante, pois nunca pensamos nisso. Como minha mãe ou meu pai fala de mim para os outros, quem sou eu para eles. E na verdade essa dinâmica nos fez falar mais de nós mesmos do que se fosse uma apresentação normal. Fez com que nossos companheiros ali pudessem visualizar um pouco mais de nossa essência. O coordenador pediu que nós se perguntássemos  depois como Deus falaria de nós a alguém. Quem nós somos para Deus.
Ainda antes de começarmos a produzir alguma poesia o coordenador distribuiu morangos para todos e disse que estava dando a cada um uma fruta que nós não conhecíamos. Logo todos nós contestamos, pois dissemos que é claro que conhecíamos aquela fruta. Que era um morango! Ele disse que sabia que já tínhamos comido aquela fruta, e sabíamos o nome dela, mas não a conhecíamos. Continuamos rebatendo. Então ele perguntou se já olhamos paras as formas daquele morango, se já percebemos sua textura se sabíamos por que aquela fruta era assim. Então tivemos de concordar não conhecíamos assim o morango. Só sabíamos o nome dele. O coordenador disse para comermos a fruta. Disse que poderíamos diferenciar o seu sabor do sabor de um limão, mas que nunca percebemos a mistura em nosso paladar do azedo e doce dela se misturando e o que isso proporcionava ao nosso paladar. Disse que conhecer o morango implica em conhecer a essência do morango. Depois disse se nós conhecíamos a Camila. Então entendemos, conhecíamos a Camila filha do irmão Marcelo e da Gisele apenas de vista, nas suas apresentações no grupo do teatro e no grupo de coreografia e àquela hora um pouco mais, pois na apresentação ela revelou um pouco de sua essência, mas ainda havia muito pra conhecermos sobre ela.
Ele disse que isso é poesia buscar a essência das coisas para depois descrevê-las. Que era assim também que deveríamos conhecer Deus. Citou o versículo de Jó que diz que Jó conhecia a Deus de ouvir falar, mas que depois seus olhos podiam ver o Senhor. Disse que precisamos conhecer a essência de Deus para conhecê-lo realmente. E quando fizéssemos isso veríamos a poesia em Deus. Pois a poesia faz parte de toda a Sua criação.
Assim, passamos a produzir nossos primeiros poemas no formato de acróstico, usando as iniciais de nosso próprio nome e outras palavras.
Tivemos alguma dificuldade inicial, mas com a ajuda do coordenador e nosso entusiasmo fizemos lindos poemas. Depois lemos todos eles.
Venha participar no próximo sábado das 15:00 hs. às 17:00 hs. Serão mais três dias de aula, ainda tem muito para aprender.


Deixe Deus despertar o poeta em você!
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click