sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Qual é o teu Isaque?



A bíblia diz que o justo viverá pela fé
Hebreus 10:38 
“Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”
Ora o que é fé? A própria palavra nos explica;
Hebreus 11:1
“ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

E ainda, sem fé é impossível agradá-lo;
Hebreus 11:6
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Abraão foi um homem de muita fé e foi provado nesta fé. Teve de crer para receber a promessa de um filho mesmo na sua velhice que neste filho seria chamada sua descendência, mesmo tanto ele como Sara serem avançados em idade, teve de crer e assim receberam o filho amado que abriria caminho para que aquela promessa se cumprisse. E então quando tudo estava muito bem, caminhando na direção das bênçãos do Senhor, Abraão é novamente provado, desta vez de uma maneira muito intensa. Sua fé foi provada ao extremo. Ele teve de ter muita fé para obedecer ao pedido de Deus que queria como oferta, os seus sonhos, o sacrifício de seu próprio filho Isaque.
Hebreus 11:17
“Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.”
Pense como deve ter sido difícil para Abraão obedecer ao Senhor naquele momento. Oferecer seu Isaque sobre o altar.
Tudo bem sei que você já ouviu inúmeras pregações sobre o sacrifício de Abraão, porém peço que atente para alguns detalhes desse pedido de Deus. Pense no por que desse pedido.
Deus não queria saber se Abraão seria obediente. Deus não é sádico! E além do mais é Onisciente, saberia a resposta sem ter que fazer com que Abraão passasse por aquela aflição. O que acontece é que o sacrifício de Isaque foi uma figura do sacrifício de Jesus na cruz. A diferença é que Abraão estava disposto a fazer o sacrifício em obediência a Deus por que amava o Senhor, enquanto Deus fez o sacrifício de Seu Filho por amar a humanidade.
Mas onde Abraão encontrou forças para obedecer ao Senhor?
Ele conhecia a vontade de Deus, conhecia seus planos e acreditava em Sua promessa. Sabia que a promessa que havia sobre sua vida iria se cumprir, e se fosse preciso Deus poderia ressuscitar seu filho Isaque. Pois a promessa estava sobre o menino.
Hebreus 11:18
“Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar;”
Vejam como foi importante nesse momento que Abraão não desse ouvido à lógica humana. Que nesse momento ele em silêncio decidisse obedecer ao Senhor. Abraão nem mesmo comentou com Sara o pedido do Senhor e sua resolução em obedecê-lo, sabia que se fizesse isso teria de lidar com as próprias emoções e ainda com as críticas dos outros. Se tivesse feito isso, não conseguiria controlar as emoções, não teria forças para obedecer.
Abraão então, conhecendo a fidelidade do Senhor entregou Seu sonho para Deus, preferiu viver os sonhos de Deus para sua vida.
Deus não queria o sacrifício de Isaque, mas queria que essa história ficasse registrada para que nós aprendêssemos a agir pela fé como Abraão.
Não Deus não vai pedir sacrifícios desse tipo para você hoje. A lição já está na bíblia. Abraão já passou por essa aflição. Mas Isaque não era apenas o filho de Abraão, ele era fruto de um desejo que ele trazia a anos dentro de si. Isaque era o sonho Abraão.
Você deve ter algum desejo, um sonho. Talvez você vá à casa do Senhor em vários cultos levar seu pedido ao Senhor. Talvez alguns profetas tenha se levantado e dito que você receberia essa promessa.
Quem sabe já tenha se passado muito tempo, talvez você sinta-se como Abraão e Sara, sem condições para acreditar que a promessa se cumprirá
Talvez você acredite que o seu desejo, seus sonhos é que se colocam como o caminho mais fácil para que essas promessas possam se cumprir em sua vida. Mas entenda, você precisa confiar que Deus sabe melhor qual caminho tomar para te abençoar.
Eu te convido a hoje entregar o seu Isaque para ele. Entregar seus Sonhos. Não se preocupe, pois os seus sonhos foram sonhados antes por Deus. Então entregue seus sonhos para Ele em oferta de sacrifício, aceite sonhar os sonhos de Deus, e Ele com certeza irá cuidar dos desejos do seu coração.
Não temas, pois para Abraão bastou apenas escolher obedecer e isso foi o bastante para que Deus provesse um cordeiro para o holocausto.
Genesis 22:13 e 14
“13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”
Qual é o teu Isaque? O que Deus está lhe pedindo?
Entregue a Ele hoje. Confie!
No monte do Senhor se proverá para a sua vida.
Tão somente creia e obedeça!


A Paz do Senhor!

Marcelo Bancalero


Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click