quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cristão Evangélico Não Praticante?



Fiquei indeciso quanto ao nome que daria a essa mensagem.
Inicialmente seria “O desafio de ser Cristão?”
Depois achei que deveria ser “Forma correta de se Cultuar ao Senhor”
Mas depois a idéia de “Cristão Evangélico Não Praticante”, passou a me ser mais objetiva com o que eu tinha para dizer.
Muitas pessoas passam tempos na casa do Senhor sentados em seus confortáveis bancos sem saber o que realmente Deus quer delas. São verdadeiros cristãos não praticantes. Vão aos cultos sem um real propósito. Claro, eles sabem que estão ali para adorar ao Senhor, mas não é apenas para isso que foram chamados. Sabem que precisam pregar o evangelho, dar um bom testemunho, viver a palavra. Mas vivem inertes sem fazer nada de útil para o Reino de Deus.
O Culto ao Senhor passou a ser para muitos um lazer nos fim de semana. Vão à igreja sem entender os reais propósitos de tudo o que se passa ali, a freqüentam como a um clube particular onde podem ouvir um bom grupo musical, teatros e danças etc. Na hora das ofertas, ofertam como quem paga pelo “covér artístico” e fazem do dizimo a mensalidade que garante sua sociedade nesse clube. Depois assistem a uma boa palestra, para depois voltarem vazios as suas casas com a consciência tranqüila sentindo que fizeram sua parte. Os louvores, teatros, danças e outras atividades na igreja não são meras distrações, vão muito, além disso. São formas de adoração e também formas de se propagar a palavra de Deus. As ofertas e dízimos, além de outras formas de louvor, também servem para o sustento e crescimento da obra e principalmente propicia, quando se entende o mistério da lei de semeadura, que a pessoa que oferte receba grandes bênçãos na área financeira.
Muitas pessoas poderiam estar sendo usadas nestes e em vários ministérios nas suas igrejas. Na verdade nossas igrejas deixam de impactar a sociedade por que apesar de terem muitos membros, estes não sabem, ou não querem saber, o que Deus quer deles.
Nós cristãos evangélicos muitas vezes dizemos que as pessoas se tornam cristãs católicas por que é mais cômodo, pois não existe a necessidade de ser praticante.
Ora, mas estamos tão parecidos ultimamente com nossos irmãos católicos que esse discurso não cabe mais. Hoje, existem muitos entre nós que são cristãos evangélicos não praticantes. Por que ir à igreja aos domingos não quer dizer que praticamos algo. 
Sem falar daqueles que com o advento da tecnologia e da internet assistem a cultos online ao vivo, e se dão por satisfeitos em fazer apenas isso.
Claro que é louvável o trabalho dessas igrejas que transmitem seus cultos pela TV ou internet (nós mesmos, logo estaremos fazendo isso aqui), pois alcançam multidões de pessoas que nunca ouviram a mensagem real do evangelho. O nome de Jesus tem chegado a países onde não seria possível mandar nossos missionários.
Acompanhando as estatísticas desse blog, tenho visto nações que lêem nossas mensagens, graças ao ícone na lateral que traduz todo o conteúdo do blog para qualquer idioma. Temos leitores assíduos do Paquistão, da Palestina, Turquia, Japão, África etc. Por isso pedimos a Deus muita sabedoria para que possamos usar esse espaço de maneira responsável.
O mais importante é que os programas e mensagens online sejam para alcançar os que não conhecem a palavra de Deus, e não para que cristãos fiquem em suas casas sem conviver em comunhão com os irmãos da igreja.
Sim, Deus pode falar com qualquer pessoa por aqui, e isso é bom. Essa mensagem mesmo foi enviada para estes cristãos não praticantes, mas o alvo principal é aquele que está sedento de conhecer a Jesus e não sabe disso. E que mesmo através dessa mensagem de exortação aos irmãos que precisam mudar seu modo de ser. Os que não conhecem a Jesus possam entender que os lideres das igrejas estão preocupados com eles, pois o amor de Deus em nossas vidas nos faz querer que todos estejam envolvidos nessa obra de levar a eles a mensagem do amor de Deus.
É hora de se perguntar;
O que Deus espera de mim?”
De perguntar a Ele como você pode ajudar nessa obra. Se não existe nada que te atraia para fazer na sua igreja, deixe Deus lhe usar com aquilo que você sabe e gosta de fazer. Talvez você não acredite que tenha alguma capacidade. Mas tenha certeza de uma coisa, quando você estiver pronto para servir ao Reino de Deus , Ele mesmo te capacitará para a obra.
Talvez você seja bom em alguma arte. Quem sabe música, poesia, desenho ou qualquer outra coisa. Todas as competências podem ser úteis, e Deus pode usá-las para que você ajude seu pastor de alguma maneira.
Pergunte ao Senhor onde Ele quer te usar. Não se conforme com o banco da igreja, deixe esse banco vazio à espera de uma alma que possa sentar-se nele para ouvir a palavra. E depois a ajude a fazer algo também para que ela não perca tempo como você perdeu esquentando esse banco da igreja.
Sem medo de ser redundante, faço um apelo para que deseje ser discípulo. Para que se decida a estar no centro da vontade de Deus.
Ele quer que você exercite sua fé através das obras para mantê-la viva, que não se conforme com esse mundo. Porém, que você transforme-se pela renovação de seu entendimento.
Um pastor me disse uma vez que não devemos vir durante os cultos na igreja para pedir as coisas, pois tudo já nos foi dado na cruz. A nossa cura, a paz, a salvação enfim tudo o que precisamos. Ele disse-me que existem alguns tipos de culto quando vamos à igreja. O culto deve ser de adoração, e quando estamos adorando não pedimos nada, apenas adoramos. Ação de graças pelas coisas que Ele já nos deu, cultos de louvor reconhecendo a majestade do Senhor.
Outro culto é o racional, este é o que Paulo fala aos Romanos no capítulo 12, onde ele diz que devemos apresentar nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus
Romanos 12:1 e 2
1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Apresentar nossos corpos como sacrifício vivo é exatamente colocar-se em condições de trabalhar na Sua obra. Quando você se coloca à disposição para o Senhor, você o está honrando, e isso é um culto racional. Agindo assim, você dá testemunho de sua fé muito mais do que vir aos domingos com a família à igreja. Isso é esfregar na cara do adversário que você sabe em quem tem crido, e que vai dar muito trabalho para ele. Pois está disposto a fazer a obra do Senhor e denunciar as artimanhas do inimigo.
É entrar na linha de frente que vai saquear o inferno, e como despojos trazer almas para o Senhor. Esse é o culto racional, uma vida santificada no amor e trabalho na casa do Senhor e assim, agradável a Deus, pronta para ser ofertada como esse sacrifício vivo no altar do Senhor
Isso é entrar nessa batalha espiritual.
Assim você será abençoado, passará de cristão não praticante a um verdadeiro cristão praticante.

A Paz do Senhor!
Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click