terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como vender o seu peixe?



Quando paramos para pensar no ide de Jesus citado em Marcos 16, ficamos pensando, em como podemos cumprir essa ordem da melhor maneira.
Marcos 16:15
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Como fazer com que as pessoas queiram o que temos a oferecer?
Como vender o seu peixe?
Como fazer evangelismo nos dias de hoje?
Falar em evangelismo nos dias de hoje é algo necessário, principalmente quando vislumbramos que a volta de Jesus está próxima visto que a cada dia as escrituras tem se cumprido. O inimigo não se preocupa mais em esconder sua maneira de agir. As profecias das setenta semanas de Daniel e do Apocalipse poderiam ser facilmente compreendidas se as pessoas pararem para estudar e refletir na palavra de Deus.
O nosso trabalho é apenas fazer o que Jesus mandou pregar o evangelho a toda criatura.
Muitos se sentem chamados para as obras missionárias, dizem querer ir a outros países para pregar o evangelho, porém, ainda não estão preparados nem para pregar a seus vizinhos e parentes. Nunca falaram de Jesus na suas escolas ou no trabalho. E muitas vezes, nem suas vidas são testemunhos eficazes.
O que assusta principalmente é que muitos não sabem como fazer isso. E muitas pessoas acreditam que não estão preparadas para o evangelismo.
Como falar de Jesus, se muitos não sabem nem se expressar quando pegam um microfone para dar testemunho nas igrejas. Nem todas as pessoas são extrovertidas, tem facilidade de se comunicar. Muitas até gostariam de saber como lidar com isso e falar de Jesus para seus parentes, familiares, no seu trabalho e escolas. O problema é que suas dificuldades para se comunicar acabam por impossibilitando isso.
Por outro lado as pessoas extrovertidas, que tem facilidade de se expor, se não se conterem, podem acabar por afastar as pessoas quando tentam explicar sobre Jesus. Principalmente quando se trata de amigos pessoais da escola, do trabalho ou na família, quando essas pessoas tentam falar de Jesus, acabam querendo convertê-los pela força. Acontece que não é assim que deve ser feito. A palavra nos ensina que não é por força nem por violência, mas pelo Espírito de Deus.
Muitas mulheres deixam de ganhar seus maridos ao tentarem convencê-los na marra a segui-las em sua fé. E o mesmo acontece com maridos que forçam suas mulheres a segui-los. Sem falar nos filhos de casais da igreja que relutam em seguir a fé de seus pais, e estes acabam afastando-os mais ainda ao tentar obrigá-los.
A resposta para a pergunta inicial desse texto pode ser encontrada. Para isto precisamos entender que podemos evangelizar através de nosso testemunho.
Nossos familiares só irão aceitar nossa fé, se virem em nossa vida pessoal, as mudanças que sejam atrativas para eles. Ao aceitarmos a Jesus em nossas vidas, o velho homem dá lugar a uma nova criatura.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5: 17)
Se as coisas velhas já passaram, não é possível dar testemunho dessa nova vida com os mesmos erros da velha criatura. Algo tem que mudar. Não se trata de ser fanático, isso por si só já seria um motivo para que as pessoas se afastem de nós ao invés de querer o que temos a oferecer. Não existe espaço nestes últimos dias para o legalismo. As pessoas estão subjugadas por muitas coisas e não vão querer apenas trocar seus jugos por outros. Elas precisam enxergar a liberdade em nossas vidas, e não mais coisas para as oprimirem. Primeiramente temos que entender que elas apenas precisam vir como estão, e o Espírito de Deus, tratará de lapidá-las da maneira que lhe agradar.
Mateus 11:28 ao 30
28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Assim que entendermos isso, e vivermos no centro da vontade de Deus, apenas nosso testemunho será o suficiente para que as pessoas desejem conhecer o caminho que mudou nossa vida. Elas precisam ver em nós a paz que tanto almejam a alegria que buscam nesse mundo.
Se ficarmos murmurando, reclamando da vida, se causamos guerras no nosso lar, como é que vamos dar testemunho? Quem vai querer ser igual a nós? Isso eles já tem no mundo.
Quanto ao que falar, muitas vezes nem é preciso. Claro que é importante que estudemos a bíblia, tenhamos uma vida de oração, pois quando nosso testemunho abrir o caminho, ai sim teremos que explicar como eles poderão receber as mesmas bênçãos em suas vidas.
Muitas vezes, além do testemunho, algumas atitudes nossa podem ser muito importantes para atiçar a curiosidade destas vidas sedentas que Deus coloca em nossos caminhos.
No meio de uma conversa, quando alguém lhe diz algo de bom que lhe aconteceu, se você disser Glória a Deus, isso impacta a quem escuta. Quando você ora no início de alguma refeição, faz com que aqueles que estão presentes pensem no por que disso, e assim por diante, sempre existe uma brecha por onde você possa dar testemunho sem ser invasivo.
A sua maneira de ser, de viver falam mais do que suas palavras. Você não precisar ser o “esquisito” da turma, aquele que as pessoas criticam, por que não se mistura com eles.
Não assentar-se na roda de escarnecedores quer dizer não fazer o que eles fazem. Muitos acreditam que não podem ter amigos que não sejam da igreja. Mas devemos ser santos por nos separar do pecado e não do pecador. Pois como iremos ganhar essas vidas para o Senhor se ficarmos isolados deles? Precisamos estar próximos para que nosso modo de viver seja uma nova opção para eles quando se sentirem angustiados. Lembrando apenas que para fazermos isso sem nos contaminar com o pecado precisamos ter uma vida de consagração com o Senhor.
Você não precisa ser um acusador. Quando eles perceberem que você se afasta de algo que eles fazem, porém, sempre demonstrando respeito por suas escolhas, eles mesmos se encarregarão de tentar entender por que você não bebe, se droga ou outra coisa qualquer. E nessa hora sim, você poderá de maneira assertiva explicar suas escolhas e lhes apresentar a Jesus. Pois você agindo assim, irá vencer todas as defesas tão naturais a qualquer pessoa quando se sente invadida por algo desconhecido, por coisas que não compreende.
Deus quer te usar para ganhar almas.
Hoje com a Internet está muito mais fácil de ganharmos almas para o Reino de Deus. Mas fico triste quando visito as redes sociais de alguns irmãos e não vejo nenhuma frase, nenhuma referência ao nome de Jesus. Muitos passam horas no Twitter, as pessoas escrevem tudo o que se passa em cada momento de suas vidas e não usam esse espaço para falar nada sobre Jesus.
Outros irmãos, só adicionam “crentes” como amigos, ao invés de adicionar outras pessoas que precisam ver seus testemunhos para terem uma referência se quiserem mudar de vida.
Podemos usar a internet de maneira mais produtiva para o Reino de Deus. Se não sabemos como escrever algo para nossos amigos virtuais, podemos espalhar links de mensagens que falam do amor de Deus.
Você pode fazer a diferença! Deixe Deus te usar!
E isso se faz com amor, com paciência e muita sabedoria. Peça ao Espírito Santo que te ajude a fazer com que as pessoas à sua volta queiram aquilo que você tem para oferecer. Peça para viver sua vida de maneira que ela seja desejável por quem estiver no seu caminho. Que Deus te dê uma unção que constranja as pessoas a quererem para elas o mesmo que elas vêem em você.
Quando estiver perto de alguém no seu dia a dia, lembre-se de agir como cristão. Isso significa não ficar indiferente às necessidades das pessoas. Elas se drogam, bebem, procuram o pecado pra tentar preencher suas vidas. Deixe-as ver o quanto sua vida é cheia das coisas que elas realmente procuram, cante um hino, expresse seu amor, mas sem ultrapassar os limites que elas traçaram.
Você não precisa obrigar ninguém a aceitar o evangelho. Quando você viver o evangelho as pessoas vão querer vivê-lo também.
Que o Senhor te dê estratégias para que Seu grande amor apareça em sua vida como luz e ilumine as pessoas à sua volta, que te dê o poder do sal para temperar a vida dessas pessoas dando um gosto de vitória para elas. Só assim você será como Jesus o pão da vida e poderá saciar a fome de quem anseia pela vida.
Oro para que você compreenda essa mensagem.
Deus quer usar sua vida!
Oro para que sua oração seja;
Eis-me aqui, envia-me a mim!”

A Paz do Senhor!

Marcelo Bancalero

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click