segunda-feira, 2 de abril de 2012

E agora José?


Este fim de semana conheci a história de vida que eu desconhecia de um grande amigo aqui da cidade.
Eu o conheci aproximadamente há uns 10 anos mais ou menos, já em evidência na cidade com seu trabalho artístico e cultural. E desde o dia que o conheci, senti que na vida daquele homem, aparentemente comum, havia algo especial. 
O modo respeitoso como me tratou, mesmo eu não sendo alguém tão conhecido publicamente como hoje, mostrava uma humildade notória. E assim, cativou-me com sua simpatia e postura cristã, que até então, também desconhecia.
Então, neste fim de semana, numa apresentação na cidade de seu trabalho. Conheci o testemunho do que viveu meu caro amigo, até que chegasse até aqui. 
As situações pelas quais passou e superou com a ajuda de Deus. Os longos anos que se foram, com muitas batalhas, para que finalmente neste fim semana, ele pudesse agradecer e dizer; "Até aqui me ajudou o Senhor!"
O nome de meu amigo não importa.
Podemos chamá-lo de José, já que sua trajetória lembra a de um personagem bíblico com esse nome.
E por que realmente a história deste homem de Deus, trouxe-me mesmo a vida de José do Egito à mente.E levou-me a pensar em tantos outros "Josés", que passam por esta vida na batalha diária de lutas, dificuldades, mas que sempre, seja na condição em que estiverem Deus prospera as obras de suas mãos.

Quando parece que tudo vai dar errado, quando a figueira deixa de florescer, nem há fruto na videira e  o produto da oliveira  desaparece como na oração de Habacuque. Estes "Josés" não perdem nunca a esperança. Ainda que os campos não produzam mantimentos, suas ovelhas e gados, o sustento da casa morram no campo, estes "Josés" ainda recolhem o resto de suas forças para olhar ao alto e dizer; "Senhor, só confio em ti!".

Ainda existem homens e mulheres como José do Egito.

Que não passam pela vida murmurando, mas antes honram e louvam a Deus independente das circunstâncias.
E isso basta, para que Deus os honre e mude a história de suas vidas.
O segredo deste meu amigo e de tantos outros "Josés", é depositar sua fé num Deus vivo.
É não se deixar macular, fazendo acordos para evitar sofrimentos, e acima de tudo honrarem o Deus que tem cuidado de suas vidas.
Como José do Egito que todos conhecem a história. Que teve um sonho, e nunca duvidou  e nem desistiu dele. Que por causa deste sonho, sofreu com a inveja dos próprios irmãos que o venderam como um  escravo. Mas que mesmo assim, Deus continuou no controle de sua vida. Mesmo como escravo honrou a Deus que prosperava-o em tudo, fazendo que fosse reparado pelo seu senhor, que o colocou como coordenador de tudo que possuía.
Mas Deus tinha planos maiores para José, e resumindo, ele foi enganado, passou pela prisão sempre com Deus cuidando de sua vida, até que se tornou um grande líder no Egito, apenas abaixo de Faraó.
Por que José do Egito precisou passar por tudo aquilo? 
Por que Deus precisava fazer uma grande obra na sua vida e usá-lo para salvar seu povo e a humanidade da fome.
Assim, muitos "Josés" como meu amigo, passam por altos e baixos nesta vida. Sempre sendo cuidados por Deus. As pessoas até não entendem o porquê das coisas pelas quais estes "Josés" passam. Por que a sabedoria de Deus é loucura para os homens. 
Porém, no final, depois dos altos e baixos.
Depois de vencerem as dificuldades da caminhada.
Estes "Josés", como meu amigo, tornam-se como pães que alimentam a humanidade.
Alimentam espiritualmente vidas, com a própria história, com o próprio testemunho, com a própria vida.

Mas e agora José?

Talvez você sinta-se como José do Egito também!
Sinta que por causa de um sonho tem sofrido muitas perseguições e dificuldades na vida.

Olhe para a vida destes outros "Josés" que passam pelo seu caminho.
E confie, Deus está no controle de sua vida também!
Basta deixá-lo direcionar seu caminho, e Ele cuidará de cada detalhe, para que você chegue como meu amigo, um destes "Josés", no ponto da vida onde você testemunhará que Deus é Fiel!

A Paz do Senhor!

Marcelo Bancalero




Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click