sábado, 6 de agosto de 2011

Você ama a Deus?



Você realmente ama ao Senhor?
Acredito que a resposta despontou em sua mente automaticamente não é?
Claro que amo! Você deve ter pensado antes de responder.
Mas será que ama mesmo?
Agora talvez você esteja refletindo um pouco.
Então vou ajudar você se quiser seguir adiante a leitura desse texto.
Jesus nos deixou dois mandamentos que não podem ser ignorados por aqueles que almejam a salvação e a vida eterna com Deus.
Lucas 10: 25 ao 27
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

 E que isso seria mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
Marcos 10: 33
33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

Então volto a perguntar; “Você ama a Deus?”
Mas...
De todo teu entendimento?
De todo o Teu coração?
De toda a Tua alma?
De todas as Tuas Forças?
E ao próximo como a ti mesmo?
Aliás, você se ama? Pois se não se amar, como vai amar ao próximo, como vai amar a Deus?

Jesus certa vez perguntou a Pedro se este o amava.
Vamos ver o que aconteceu.
João 21:15 ao 17
15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, tu me amas mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, tu me amas? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Tu me amas? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Isto aconteceu após a ressurreição. Penso em como se sentiu Pedro naquele momento. Como aquelas palavras chegaram até seus ouvidos.
A pergunta feita a Pedro é a mesma que eu te fiz no início desse texto.
Jesus perguntou se Pedro o amava. E Pedro tinha uma resposta automática pronta, na ponta da língua.  Como você, lembra-se?
Penso que na 1ª vez que o Senhor lhe perguntou, Pedro nem refletiu para responder.
Na segunda vez, Pedro pode ter se lembrado do ensinamento de Jesus sobre Seu mandamento sobre amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo
E quando pensou no que dizia ao próximo lembrou-se de Malco.
João 18:10
Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
Penso que ainda ISS ainda não fez com que Pedro entendesse a pergunta de Jesus.
Na 2ª vez que Jesus pergunta se ele o ama, acredito que Pedro voltou a pensar no mandamento de Jesus. Creio que enquanto respondia que sim, pensou em todas as demonstrações do que realmente era o verdadeiro amor nos atos de Jesus em todos aqueles dias a Seu lado.
Nesse momento o Mestre pergunta pela 3ª vez. Nessa hora Pedro deve ter escutado o eco do cantar daquele galo ao longe, enquanto ele negava a Jesus pela terceira vez. Pedro, com os olhos marejados de lágrimas reponde; “SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”.
Pedro entendeu que como Jesus lhe perguntou por três vezes se ele o amava, ele o havia negado por três vezes, mesmo acreditando que amava a Jesus.
Nisto Jesus cessou de perguntar-lhe, pois sabia que Pedro entendera a mensagem.
E agora?
E você, entendeu a mensagem?
Quando te pergunto se amas a Deus, pode me responder com sinceridade?
O que significa amá-lo de todo o teu entendimento?
Significa deixar de lado todas as suas concepções e lógicas humanas e entregar a Deus toda a sua vida. Deixá-lo conduzir as tuas atitudes. Aceitar e obedecer a Sua palavra, e pautar sua vida nela.
O que significa amá-lo de todo o coração?
Amar a Deus de todo o coração, significa não dividir o seu amor com nada mais a não ser entregar todos os seus sentimentos para Deus. Não podeis servir a dois senhores. Significa buscar em 1º lugar o Reino de Deus.
 Que significa amá-lo de toda a tua alma?
Significa confiar em Seu amor, e se entregar sem restrições ao Seu favor, confiando sua salvação a essa relação com Deus, aceitando seu sacrifício por nós.
O que significa amá-lo com todas as suas forças?
Para este item vou contar uma estória.
Havia um mestre e um discípulo. O discípulo perguntou ao mestre.
_Mestre, como eu posso encontrar a Deus?
O mestre respondeu;
_Você realmente quer encontrar a Deus?
O discípulo disse;
_Sim mestre é o que mais quero nesse mundo!
Então o mestre levou o discípulo até um lago e entraram neste até que a água batesse na altura de seus ombros.
Quando chegaram ao local o mestre perguntou novamente;
_Tem certeza de que quer entender como encontrar a Deus?
_Sim! Disse o discípulo.
Então o mestre pediu que ele mergulhasse a cabeça dentro da água. Quando o discípulo se abaixou, o mestre segurou-lhe fortemente pelo pescoço.
Passado algum tempo o discípulo começou a ficar sem fôlego e tentou subir para respirar. Vendo que o mestre não permitia, se debatia angustiado tentando erguer a cabeça a todo custo. O mestre segurou-o por um tempo longo. Ao ver que o rapaz já estava quase a desfalecer o soltou.
O discípulo assim que recuperou as forças gritou;
_O que isso mestre? Eu quero ver a Deus, mas não assim! Não depois de morto!
O mestre então falou;
_Quando você estava embaixo d’água e quis levantar o que você mais procurava? O que mais queria e buscava com todas as suas forças? E por que buscava isso?
O discípulo então disse;
_ Eu buscava com todas as minhas forças o ar, por que precisava dele para viver!
Então o mestre disse;
_Pois é assim que você vai encontrar a Deus. Quando buscá-lo com todas as suas forças sabendo que precisa Dele para viver!
Fim
Agora não precisa mais responder para mim a pergunta que fiz no início do texto. Se você chegou até aqui na leitura sei que irá pensar muito sobre ela. E assim, irá refletir no crédito que tem dado aos mandamentos do Senhor e contrastá-los com a vida que você tem levado. Quando pensar como tem sido seu viver na família, na sua participação na igreja, na obediência à palavra de Deus e ainda quando lembrar-se dos próximos que Deus colocou em seu caminho. Sei que nessa hora vai perguntar-se a si mesmo...
“Será que eu amo a Deus?”

A Paz do Senhor?

Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click