segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tem alguém apaixonado por você!




Sabia que tem alguém nesse momento que está apaixonado por você?
Deixe-me antes de lhe revelar quem é esse alguém, discorrer aqui sobre paixão. Veremos a paixão na visão popular, dos poetas e dos psicólogos
Você já se apaixonou? Ou ao menos já viu alguém, apaixonado?
Visão popular
O dito popular diz que o amor é cego.
Outros dizem que o amor é cego e a paixão é caolha.
Quando nos apaixonamos a pessoa amada se torna perfeita. Ainda que tenha alguns defeitos, nós não somos capazes de enxergá-los. Ficamos cegados pelo amor e ninguém pode nos convencer de que existe algo errado na pessoa amada. Quando ela “pisa na bola”, estamos prontos a perdoá-la. Nada nos faz desistir desse amor.
Visão do poeta
A Paixão
Para o poeta a paixão é a força que o impulsiona
É como a fé verdadeira, que não precisa se explicar
A paixão pode assim, acabar dando carona
A um verdadeiro amor que está para chegar

Paixão é o amor na sua maior intensidade
Criando devaneios de esperanças mesmo que impossíveis
Paixão é o que leva os poetas a uma quase insanidade
Tentando eternizar em versos os sentimentos cabíveis

Paixão é amar sem fronteiras, sem limites do absurdo
É escutar sussurros de um coração mesmo que mudo
É deixar-se levar ainda que se desconheça o destino

Paixão não pode ser explicada, ela não carece da razão
É força insurgente que nasce sem o controle do coração
Transformando a maturidade do homem nos desejos do menino

Marcelo Bancalero
Visão da Psicologia
Alguns estudiosos dizem que quando nos apaixonamos por alguém, na verdade estamos apaixonados por nós mesmos. Eles acreditam que projetamos no outro algo de nós mesmos, e assim o objeto de amor se torna algo que nos é atrativo. Dessa maneira, alguns casamentos se acabam quando acaba a paixão. Pois quando o outro realmente aparece sem nossas projeções, percebemos que não há nada que nos atraia. Isso se dá por causa de nosso narcisismo.
Mas por que discorrer assim sobre a paixão?
Quando comecei a pensar no amor de Deus por nós descrito no evangelho de João, fiquei intrigado com as palavras “de tal maneira”.
João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Por mais que tentasse encontrar uma definição para esse “de tal maneira”, não conseguia chegar a uma definição. Como não achei, entendi que quando o autor escreveu, não encontrando palavras para esse imensurável amor usou o termo “de tal maneira”.
Então esse amor de Deus por nós é imensurável, quer dizer, não se pode medir. Por isso acredito que Deus é apaixonado pela Sua criação, visto que a paixão também é imensurável. Pois nem o que ama, nem o ser amado, podem assim explicá-la.
Deus é apaixonado por você!
Ele é apaixonado por que ele não enxerga o seu pecado.
Ele é apaixonado por que nada pode te separar do amor Dele.
"Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 8: 39)

Pensando no apaixonado pelo que diz a psicologia, que quem se apaixona projeta algo de si mesmo no ser amado para poder amá-lo. Devemos nos lembrar que Deus nos fez à sua imagem e semelhança, assim, quando Ele te olha, vê algo dele mesmo em você. Quanto ao pecado que nos descaracterizou, para isso basta somente que Ele olhe para nós projetando outra parte Dele, Seu próprio filho Jesus.
Assim, Deus quando te vê projeta a si mesmo pelo mistério da Trindade e vê a Jesus nessa hora. Por isso não vê seus pecados, pois Jesus já os levou na cruz. Ele vê o que Nele mesmo existe de melhor e está em Cristo Jesus.
A pessoa apaixonada faz tudo pelo ser amado, e Ele nos faz tudo o que pedirmos com fé. O apaixonado não desiste nunca da pessoa amada, e Deus nunca vai desistir de você.
O homem quando não consegue um retorno da pessoa amada tenta colocar outra no lugar, mas Deus nunca colocará outro em seu lugar, nisto sua paixão se torna mais nobre, pois Seu amor é fiel.
A condição de ser apaixonado não implica em que haja reciprocidade. Quem está apaixonado não deixa de amar mesmo que o ser amado o despreze. Assim é Deus, seu amor é incondicional.

Deus é apaixonado por você!
Esta semana estava preparando essa mensagem e por isso pensava nesse amor de Deus durante o dia todo. Na quinta-feira, estava no Terminal de ônibus e conversava em espírito com Deus. Pedi a Ele se possível, se poderia me permitir sentir como era esse amor que Ele sentia pelas pessoas, queria tentar entender o amor de Deus, essa “tal maneira” de João 3:16. Quando falava ainda com Ele sobre isso, comecei a olhar aquelas pessoas no terminal, cada uma com seus cuidados. De repente fui inundado de um amor incompreensível por aquelas pessoas. Não tem como explicar com palavras o que eu senti, parece que podia compreender a cada uma em especial, parecia que nada do que elas representassem ali me importava, eu apenas as amava de uma maneira tão intensa que comecei a chorar naquele lugar e pedi a Deus que parasse, pois não podia suportar tanto amor assim, e havia já entendido que não era possível mensurar aquele tão maravilhoso sentimento que havia experimentado. Controlei meu choro e depois regozijei em pensar que Deus me amava daquela maneira.
Deus pode amar profundamente a você, a mim e a toda a humanidade, sem fazer diferenças, Ele ama igualmente toda a sua criação.

Mas e você, também é apaixonado por Deus?
Peça a ele pela experiência que eu tive. Peça que Ele mostre como te ama.
Com certeza depois disso, você irá se apaixonar por Deus!
Tem alguém apaixonado por você, que não vai desistir de conquistar também o seu amor.
O que vai fazer agora que sabe disso?
A Paz do Senhor

Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click