quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Orar e vigiar, ou vigiar e orar?




Não precisa responder, essa é uma pergunta retórica, apenas para dar sustentação a uma mensagem que está nos evangelhos “vigiai e orai”, citando o que Jesus pede aos discípulos antes sair para orar no Getesêmani.
Ouvimos muitas vezes essas palavras em nosso dia a dia cristão. Entendemos que deve haver um motivo para isso.
Se contextualizarmos essa palavra, quer dizer entendermos em que momento Jesus achou necessário dizê-las e assim, deixá-las registradas em sua palavra. Poderemos ver antecedia a um grande acontecimento.
Marcos 14 :32 ao 42
32 E foram a um lugar chamado Getesêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
33 E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
34 E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
35 E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele àquela hora.
36 E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.

37 E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
39 E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
40 E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
41 E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
42 Levantai-vos, vamos; eis que está perto o que me trai.


Ao relermos os versículos 33 ao 34, que a contextualizam podemos ver que Ele pede aos discípulos que vigiem enquanto ele ora.
Para a palavra vigiai encontramos alguns sinônimos em português;
Atentai, Cuidai Prestar atenção, Tomar cuidado, Campeai, Procurai entre outros
Pelo contexto, entendemos que Jesus não pedia para que eles vigiassem por causa daqueles que viriam para prendê-lo, mas quando Ele diz no versículo 38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Queria dizer que era um momento de batalha espiritual. E que eles precisavam vigiar e estar atentos deviam cuidar e prestar atenção e tomar cuidado, campeando e procurando quais as artimanhas do inimigo, para assim estarem preparados para o que viria.
Os discípulos não deram ouvidos ao Senhor, não entenderam seu pedido. Mesmo Pedro, Tiago e João que viram o pavor e angustia de Jesus naquele momento quando dizia que sua alma estava profundamente triste até a morte, não puderam vigiar, pois não compreenderam o significado disso.
A batalha espiritual que Jesus travou no Getesêmani foi intensa. Lucas diz que um anjo veio fortalecê-lo e que seu suor se transformou em gotas de sangue. Ele percebendo que estava só nessa batalha, volta, e ao encontrá-los dormindo, agora pede que além de vigiarem que entrem na batalha com Ele e também orem.
A palavra “orai”, tem também muitos sinônimos significativos na língua portuguesa;
Determinai, Decretai, Intercedei, Implorai, Pedi Alcançai, entre outros.
Estes são sinônimos que mostram que a oração é muito mais do que o que pensamos. O Senhor pedia que vigiassem e agora que orassem com ele, determinando e decretando a vitória, intercedendo no mundo espiritual, implorando a bênção do Senhor e assim pedindo, e alcançando do Senhor a resposta.

Vale lembrar que Jesus voltou por três vezes. Pedindo a ajuda dos discípulos. O momento era tão importante, pois a vitória de Jesus foi antes mesmo da cruz, Sua vitória foi no Getesêmani. Ali Ele poderia ter voltado atrás, poderia ter desistido do plano de salvação. Aquele momento em que Ele estava tão angustiado que precisava sentir que não estava sozinho, ansiava pela ajuda de seus discípulos para ajudá-lo naquela batalha espiritual em que se encontrava. Jesus passou sozinho pelo deserto, foi para a cruz sozinho, mas aquele momento no Getesêmani, era importante que seus discípulos lhe dessem esse suporte. Graças a Deus que mandou –lhe um anjo para sustentá-lo e Ele pode completar sua missão.
Pedro entendeu depois como vigiar e orar era importante. Se ele tivesse entendido antes não teria negado Jesus por três vezes.
Depois Pedro disse em sua primeira carta;

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;" (I Pedro 5 : 8)

E você tem vigiado dessa maneira? Tem orado assim?
Usamos apenas o auxílio do dicionário português aqui, mas poderíamos encontrar muitas outras definições desse tipo na tradução dessas palavras no original.
O que importa é que você entenda que existe um mundo espiritual, e é neste mundo que se dão as batalhas que irão determinar que tipo de vida você terá. A sua vitória depende de como você tem se colocado neste campo de batalha.
Mas não se engane! Apesar de a batalha ser no mundo espiritual, o inimigo vai atacá-lo por todos os lados. Ele usará também o mundo físico. Para atingi-lo, ele está atento para suas dificuldades, suas carências. Ele sabe onde existem limitações na sua vida e sabe o que pode abalar sua fé. Seja na área sexual, emocional, sentimental ou qualquer outra área física ele poderá aparecer com sua oferta de manjares para tentá-lo ou ataques que lhe tirem da comunhão com Deus, semeando a discórdia e mágoa no seu coração.
Se você permanecer vigiando, e para isso usar todos os significados que essa palavra sugere e orando sem cessar em constante batalha nas regiões celestiais, consagrando sua vida ao Senhor, vai conseguir vencer como Jesus. Para isso precisa estudar sempre a palavra de Deus.
E isso é serio!
Ele fará de tudo para tentar vencer você. Jesus já fez a parte dele, já venceu no Getesêmani, na cruz e depois ressuscitou.
Venceu este mundo e disse que seria possível que você também vencesse.
Mas para isso você precisa vigiar e orar.
Ele te garante a vitória, mas não deixe que o inimigo te roube! Consagre-se ao Senhor a todo o momento. Para que não seja pego desprevenido pelo adversário.
Muitos são os que perdem suas bênçãos quando elas estão para chegar por não atentarem para essa palavra. São roubados, envergonhados e muitos se afastam da igreja humilhados.
Quer ter vitória?
Vigie!
Quer ser mais que vencedor?
Ore!
Não foi à toa que Jesus disse vigiai e orai, e não orai e vigiai. Primeiro devemos vigiar, e assim prevenidos e conscientes de que o inimigo está esperando um vacilo nosso para atacar, nos colocarmos em oração para conquistarmos nossa vitória!
É sempre vigiando e orando, que nosso testemunho será visto pelo mundo lá fora.

A Paz do Senhor!

Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click