terça-feira, 2 de agosto de 2011

O verdadeiro Avivamento da Igreja.



O culto do domingo dia 31 de agosto foi um marco para nossa igreja.
Tenho certeza que a palavra que o Senhor entregou para o Pastor Marcos Omena veio diretamente do Trono de Deus.
Não foi usado pelo Espírito Santo um texto da bíblia para depois fazer-se uma analogia e aplicar no contexto atual (coisa que é natural na maneira de Deus falar com seu povo). Não, desta vez, o Senhor falou diretamente, sem o uso normal das parábolas. Ele usou o texto de Atos 2:37 ao 47 para mostrar o caminho que a igreja precisa trilhar para ser uma igreja poderosa, e assim tornar-se a igreja que Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela.
Mateus 16:18 na parte b
... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela

Deus tem preparado um avivamento real para Seu povo no Brasil, porém muitos desconhecem o que significa esse avivamento.
Algumas denominações acreditam que esse avivamento é particular que está ligado a terem suas igrejas lotadas de “crentes” mesmo que estes tenham vindo de outra igreja, são pescadores de aquário pois acreditam que apenas sua “visão” é a correta. Outras acreditam que o avivamento é financeiro, que se tornarão “poderosas” e assim, alargarão as estacas de suas tendas. Sem falar em nosso povo pentecostal, que supõe que uma igreja avivada é um lugar onde o reteté de Deus se manifesta, onde os cultos são todos muito “espirituais”.
Nós acreditamos que Deus quer uma igreja cheia de fiéis, entretanto, o Senhor quer que estes fiéis sejam somados pelas novas conversões através da pregação do evangelho. Concordamos que a igreja deve ser abençoada financeiramente, contudo que isso aconteça pelo conhecimento do mistério da lei da semeadura o ensinamento sobre as bênçãos do dízimo. Acreditamos que Deus dá direções, visões diferentes às várias denominações para assim, alcançar muitas almas. Porém, embora com pequenas diferenças, todas unidas em torno da sã doutrina do Senhor. Como pentecostal que somos, acreditamos no poder e manifestação do Espírito Santo com distribuição dos dons e operações, mas a manifestação do Espírito deve ser útil para a vontade de Deus
I Coríntios 11:7
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.”
E útil para Deus é o movimento que busque primeiramente a salvação das almas.
O verdadeiro avivamento do Senhor se trata de acordar Suas igreja e fazer com que ela olhe novamente para a seara. Trata-se de ganhar almas. E para isso, a igreja precisa recordar de como tudo começou.
Essa foi a palavra que o Senhor nos trouxe pelo Pastor Marcos Omena naquele abençoado domingo. Uma palavra abençoada, a mesa foi posta e quem se deliciou até agora esta degustando o sabor que ficou impregnado em seu paladar espiritual.
O avivamento virá se entendermos que precisamos resgatar os valores da igreja primitiva.
No texto lido, Pedro havia acabado de falar de Jesus pela 1ª vez a mais de três mil pessoas. Sem cursos de teologia, sem as tecnologias de hoje para poder ser ouvido por todos, ele falou usado pelo Espírito Santo as palavras simples do evangelho, do amor de Deus por todos, do sacrifício de Jesus e da condenação para quem não rejeitasse a vida de pecado que levavam.
E isso foi o suficiente para que naquele dia se convertessem quase três mil pessoas. E aquelas pessoas ainda com seus pecados, ainda precisando de santificação, de mudanças, estavam prontas para serem batizadas e deixarem que o Espírito Santo completasse aos poucos a obra em suas vidas. Mas queriam dar testemunho através do batismo para que todos soubessem de sua fé.
O Senhor nos disse naquela noite de domingo que sua igreja precisava fazer as mesmas coisas que aqueles primeiros convertidos.
  • Perseverar na sua doutrina
Buscando ler a palavra do Senhor, e dando primazia para o ensinamento da palavra nos cultos. Não apenas com sermões produzidos para agradar aos que ouvem, mas que sejam dirigidos pelo Espírito exortando, consolando e edificando a igreja. Entendendo que todos os momentos são importantes. Como as apresentações de coreografias, teatros, corais e momentos de oração e de louvores agindo como arados que sulcam a terra onde a semente da palavra irá cair, para depois serem fertilizadas pelo Santo Espírito. Porém o ensino da palavra é necessário, pois nela é que a profecia acontece. E sem profecia o povo se corrompe, por isso em I Tessalonicenses 5:20, Deus diz:
Não desprezeis as profecias.”
Acontece que essas profecias são a palavra de Deus revelada pelo Espírito Santo ao profeta que está pregando, não se trata aqui do dom de profecias.
Além disso, o povo precisa entender que precisa vir aos Estudos Bíblicos e a Escola Dominical para aprender a palavra. Os bancos de nossas igrejas em dia de Estudos da palavra ficam vazios.
E como vai acontecer o avivamento?
A bíblia diz que quem invocar o Nome do Senhor será salvo, mas se os membros da igreja não conhecem a palavra como sairão para evangelizar? E se saírem como se defenderão dos ataques do inimigo se não tiver em suas mãos o que diz em Efésios 6:17, a Espada do Espírito que é a palavra de Deus?
Quem gera ovelha, é ovelha e o Pastor as apascenta. O povo deve estar preparado para ganhar as almas e não tropeçar em palavra quando sair para pregá-la.
Romanos 10: 13 e 14
Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”


  • Perseverar na comunhão
O mundo lá fora já tem referenciais de desunião, de isolamento. Eles podem ver isso em suas próprias famílias, podem ver isso nos seus trabalhos, em suas escolas. Precisamos mostrar a eles algo diferente.
Vocês sabem o que os comerciais de televisão vendem nas propagandas de cervejas? Não é Skol, Nova Schin, Boêmia, nem Brahma, Antártica ou qualquer outra cerveja! Eles vendem amizades, pessoas unidas rindo, se divertindo “felizes”, “alegres”. E as pessoas vão aos bares da vida comprar a cerveja deles por que querem a mesma alegria que viram na TV! E isso não são minhas palavras, mas resultados de pesquisas científica. As agências de publicidade gastam muito dinheiro em estudos psicológicos para saber o que essas pessoas querem ver, para assim, associar seus desejos Às suas mercadorias.
E Jesus não precisa de pesquisa, estudos psicológicos para saber o que estas pessoas precisam, e só Ele pode saciar a sede delas.
Mas para isso acontecer precisamos fazer nossa propaganda. Não uma propaganda enganosa como as que vendem cerveja. Mas propagando a palavra de Deus e vivendo essa palavra. Para que o mundo lá fora possa ver em nós a possibilidade de serem felizes, de encontrar em nossa comunhão o que o mundo não pode lhes dar. Não existe espaço na casa de Deus para “panelinhas”! A oração de Jesus foi para que fossemos um, como Ele e o Pai são um. E assim o mundo acreditasse que Deus o enviou.
João 17:21
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Uma unidade que se dá no amor. E o amor é o vínculo da perfeição!
Colossenses 3:14
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.”
  • No partir do pão
Os irmãos eram tão unidos que tinham prazer em estar à mesa juntos.
A Santa Ceia do Senhor que nossas igrejas praticam normalmente uma vez por mês, é como a oração do Pai Nosso que é um modelo de como devemos orar. Ela também é um modelo de como devem ser todos os outros cultos. Quantas vezes encontramos no culto de Santa Ceia irmãos que não apareceram em nenhum dos outros cultos do mês. Mas por que acreditam que apenas o culto de Santa Ceia não pode ser deixado de lado, eles aparecem e a igreja fica lotada.
  • Nas orações
A igreja primitiva perseverava em oração. Nos dias de hoje os cultos de oração são como os de Estudos, completamente vazios. Eles são um bom termômetro para avaliarmos quantos discípulos existem em nossas igrejas. Mas discípulos são criados pelo ensino da palavra. Se não conhecerem a palavra, estes serão apenas membros de igrejas, como membros de clubes fechados. Mas nunca discípulos!
Jesus teve multidões de seguidores, pessoas que buscavam apenas seus milagres visando apenas suas próprias necessidades. Destes apenas setenta foram chamados pelo nome de discípulos. Ainda assim, quando Jesus se retirava para orar apenas três deles o seguiam. Mas ainda o Espírito Santo não havia descido. Hoje temos seu Espírito que nos revela a necessidade da oração. E mesmo assim, os cultos de oração são repletos de bancos vazios.
Sem intercessão como acontecerá o avivamento? Se não batalharmos nas regiões celestiais pela salvação das almas como ganharemos essa batalha sendo apenas vasos de enfeite na casa de Deus?
  • Havia naquela igreja o temor
Esse temor não quer dizer medo, mas sim, o respeito pela vontade de Deus, e quando respeitamos Sua vontade e obedecemos à palavra, estudando-a, vivendo em comunhão, cuidando dos necessitados em nosso meio, trazendo unidade ao corpo, perseverando unânimes na sua casa todos os dias, buscando Sua unção na oração. Desse modo Seu corpo ganhará vida. O sal começara a salgar, a luz finalmente irá dissipando a escuridão e Deus poderá ser encontrado pelas almas sedentas que sofrem nas mãos do inimigo.
E assim, Ele fará através de nós milagres e maravilhas, e acrescentará aqueles que hão de herdar a salvação à igreja.

E quando entendermos que fazer isso significa buscar primeiramente o Reino do Senhor e Sua Justiça, Ele cuidará de cada detalhe de nossas necessidades pessoais.
Mateus 6:33
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
Contudo, para que isso aconteça, é necessário que o seu povo procure mais do que os dons espirituais que são distribuídos pelo Espírito Santo, mas que desejem fervorosamente os Frutos do Espírito, que só podem nascer em incessante aprendizado da palavra, constante oração e adoração ao Senhor.
Gálatas 5:22
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”

Se o mundo lá fora olhar para nossas igrejas e enxergar esses frutos nos seus membros. Eles desejarão ardentemente conhecer esse Deus. Vão querer isso para a vida deles também. E quando sairmos para pregar a palavra, nosso testemunho irá à nossa frente preparando os corações para se converterem ao Senhor. Nossa família irá se converter, nossos vizinhos serão contagiados pelo amor do Senhor e o Brasil se renderá ao Senhorio de Jesus!
Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz a igreja! Se dermos ouvidos, seremos finalmente a igreja poderosa que vencerá o deus desse século e então, dessa maneira, as portas do inferno jamais prevalecerão contra nós!
Sei que o joio e o trigo devem crescer juntos, mas eu escolho ser trigo para alimentar essa nação. Quero dizer ao Senhor “Eis-me aqui!”
E você? O que quer ser?

A Paz do Senhor
Marcelo Bancalero

Texto baseado na pregação do Pastor Marcos Omena no dia 31 de Julho de 2011 no Templo da CEV.
Obrigado Pastor Marcos pela ousadia e respeito à vontade do Deus. E por preparar esse povo para o grande avivamento do Senhor.

 


Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click