quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que é medo?



O medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico, etc.
Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.
A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. Na ansiedade o indivíduo teme antecipadamente o encontro com a situação ou objeto que lhe causa medo. Sendo assim, é possível se traçar uma escala de graus de medo, no qual, o máximo seria o pavor e, o mínimo, uma leve ansiedade.
O medo pode se transformar em uma doença (a fobia) quando passa a comprometer as relações sociais e a causar sofrimento psíquico. A técnica mais utilizada pelos psicólogos para tratar o medo se chama Dessensibilização Sistemática. Com ela se constrói uma escala de medo, da leve ansiedade até o pavor, e, progressivamente, o paciente vai sendo encorajado a enfrentar o medo. Ao fazer isso o paciente passa, gradativamente, por um processo de reestruturação cognitiva em que ocorre uma re-aprendizagem, ou ressignificação, da reação que anteriormente gerava a resposta de alerta no organismo para uma reação mais equilibrada.
O psicólogo português Armindo Freitas-Magalhães criou, em 2009, a pioneira Escala de Percepção do Medo (EPM).[1]

Como vencer o medo?

Existem muitos estudos sobre o medo na literatura científica. Nestes estudos aprendemos sobre o medo como uma defesa importante em nossa vida. Podemos ver ele como algo que influencia nossas decisões.
Outra forma que o medo se apresenta é na forma de fobia.

fobia -- (do gr. fóbos Meter medo, espantar). Medo irracional e obsessivo de certos objectos, seres vivos ou situações, segundo a psicanálise, é um sintoma de neurose ou de angustia que tem origem num conflito inconsciente. Para Freud designou-se por histeria da angústia. ... Dicionário de Psicologia Raul Mesquita 1ª Edição E-2379-96 

 
O medo apesar de ser um “mal necessário”, atrapalha muito nossa vida, nossas conquistas, o realizar de nossos sonhos.
Deve ser por isso que encontramos 365 vezes a palavra “Não temas!””, na bíblia. Praticamente uma para cada dia do ano. O Senhor sabia que teríamos de lidar com esse sentimento e por várias passagens disse para seus servos para não temer. Aliás, se a igreja em Atos não tivesse ousadia, que é uma forma de driblar o medo, a igreja não teria avançado.
Foi a ousadia que fez com que Pedro falasse a mais de três mil pessoas quando aconteceu as primeiras conversões , foi essa ousadia que levou a ele e João dois pescadores sendo homens sem letras e indoutos , falarem perante o Sinédrio.
Atos 4:13
Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
Lembremos que eram os mesmos que haviam fugido e se escondido quando Jesus foi preso, e que Pedro devido ao medo chegou a negá-lo por três vezes.
Mas isso foi possível por que o Espírito Santo lhes dava ousadia para que driblassem seus medos e assim, os milagres podiam acompanhar seus ministérios.
Atos 4: 29 ao 31
29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;
30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.
31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.
Mas como podemos ter ousadia?
Segundo a bíblia, a ousadia é gerada pela esperança.
A esperança lhes permitia vencer o medo e agir com ousadia
IICoritios 3:12
12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
Sendo assim, entendemos que para termos ousadia e vencermos o medo que não nos deixa avançar em nossas metas precisamos da esperança. Essa esperança é gerada em nós pela fé. A fé ajuda-nos a manter-se firmes diante das tribulações que são necessárias para produzir em nós a paciência. Essa paciência irá produzir experiência e esta experiência agora fortalecida pela fé e paciência nos levará a esperança que não permitira que o medo cause confusão em nossos sentimentos. Essa esperança gera em nós a ousadia para combatermos o medo e fazermos a obra do Senhor.
Romanos 5: 1ao 5
1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
2 Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Peço ao Espírito Santo que lhes abençoe com ousadia. Que o ajude a direcionar sua fé e a se manter firme nas tribulações e que assim seja gerado em você a paciência, e essa experiência aumente a esperança que lhe dará ousadia para vencer todo medo.
Oro para que o medo não impeça seu caminhar, que não te impeça de sonhar e acreditar nas promessas que Deus tem para sua vida.
Mas principalmente que o medo não te impeça de levar o evangelho. De falar do amor de Deus e do sacrifício de Jesus na sua escola, trabalho, na sua família e por onde andarem.
Então amados, o que eu tenho pra dizer é o mesmo que o Senhor lhes diz;
Não temas!”
A Paz do Senhor!
Marcelo Bancalero
Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click