quinta-feira, 28 de julho de 2011

Você realmente compreende o quanto Deus te ama?


Você realmente compreende o quanto Deus te ama?

Em João 3:16 a bíblia diz que Ele amou o mundo de “tal” maneira que deu seu único filho para salvar a humanidade.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Deus é segundo a bíblia Onisciente, onipresente e onipotente.
A onipotência fala de um Deus cujo poder é acima de todas as criaturas, por que ele é o criador de todas as coisas e estas colocou debaixo dos pés de Jesus.
I Corinthios 15:27
Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.
A Onipresença nos mostra que Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo, bem como em todos os tempos passados, presente e futuro
Quanto à onisciência de Deus, podemos entender que visto que Ele é também Onipresente e Onipotente, isso lhe dá condições de estar no passado, presente e futuro da humanidade.
Isso é tão verdadeiro que podemos perceber na Sua palavra em muitas passagens onde vemos que antes da fundação do mundo ele já havia preparado nossa salvação. Quer dizer, Ele sonhou com um povo que o adorasse por livre escolha, visto que os anjos foram criados para isso, não tinham livre arbítrio. Deus desejava uma adoração sincera feita por um povo que optasse por adorá-lo.
E por ser Onipotente Onisciente e Onipresente ao criar dentro de si o projeto da humanidade, Ele já viu tudo o que aconteceria nesse processo de um povo salvo que o adoraria em sinceridade. Já estava nesse projeto prevista a queda do homem, o envio de Seu Filho, e sua morte e ressurreição. Mesmo a queda de Lúcifer o regente do coral celestial, responsável por reger os anjos na adoração do Senhor, não o pegou de surpresa. Aliás, por saber que isso aconteceria, na verdade Lúcifer foi usado no processo da realização desse sonho.
Como sabia o que Jesus faria amou seu filho antes da fundação do mundo.
João 17:24 parte b
... porque tu me amaste antes da fundação do mundo.”

E nos elegeu Nele nesse momento.
Efésios 1:4
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;”
E novamente a prova de que já era conhecida de Deus a obra de salvação por Jesus.
I Pedro 1: 20
O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;”
Estes atributos da Onipresença, Onipotência e com isso a Onisciência de Deus são deliciosamente entendidos no Salmo 139

A onipresença e a onipotência de Deus
Salmo de Davi para o cantor-mor
1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

E então... Agora você consegue compreender o quanto Deus te ama?
Não?
Deixe-me lhe mostrar mais algumas coisas.
Talvez você tenha assistido ao polêmico filme de Mel Gibson Paixão de Cristo. Onde de forma muito realista descreveu o sofrimento de Jesus. Talvez você até tenha se emocionado, independente de sua fé. Mas você realmente compreende o que aconteceu naquela cruz? Entende que tudo aquilo foi por sua causa, por amor a você?

Permita-me relembrar o acontecido.
O episódio do Getesêmani, onde depois de ter sido usado por Deus e operado tantos milagres, Ele sabia que sua morte se aproximava e orou para que se possível Deus afastasse dele aquele cálice, porém ao pensar em você e toda a humanidade, aceitou a vontade do Pai.
Depois foi traído por seu melhor amigo. Foi surrado, cuspido, esbofeteado e chicoteado, colocaram-lhe uma coroa de espinhos e depois jogaram um madeiro pesado sobre suas chagas para que carregasse até o monte. Ainda assim, ficou como um cordeiro mudo levado ao matadouro e depois suas mãos e pés foram cravados no madeiro, seu corpo judiado erguido naquela cruz, de um lado um ladrão zombava dele, enquanto outro pedia que ele se lembrasse dele no paraíso. Deram-lhe vinagre a beber, a esponja de vinagre espremida sobre sua boca machucada fazia com que o ácido do vinagre escorresse por suas feridas causando mais dor.
Um soldado para apressar a sua morte lhe furou com a lança, e nessa hora saiu de Jesus sangue e água.
JOÃO 19:34
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”
E ainda na Cruz, no exato momento em que todos os nossos pecados, foram lançados sobre ele, toda aquela imundice de todos os homens que haviam vividos até aquele momento, dos que estavam ainda vivos e pecando e todos os pecados da humanidade que ainda seriam cometidos até os dias de hoje, os meus e os seus pecados, e todos os que ainda serão cometidos até o dia da sua volta.
Se for difícil para você visualizar a cena, tente ao menos visualizar aquele homem na cruz, o corpo mutilado, o sangue jorrando de seu corpo e escorrendo pelo madeiro. Agora se lembre de todos os pecados que cometeu até hoje, desde as ingênuas mentiras, as mágoas e rancores, até algo mais sujo, algo que talvez você nem goste de se lembrar. Agora jogue tudo isso sobre aquele homem no madeiro. É difícil olhá-lo agora não é? Imagine para Deus que via todos os pecados sobre o filho. Naquele exato momento, Deus vira-se de costas, pois Ele é Santo e, além disso, era difícil demais, mesmo para o Senhor olhar para seu filho naquele momento. Agora se lembre do que falamos sobre o plano de Deus antes da fundação do mundo e de sua onisciência. Ele já sabia que isso aconteceria, e mesmo assim amou você e toda a humanidade. Creio que se ele não te amasse tanto, de “tal maneira, teria tirado Jesus daquele madeiro e nós perderíamos o direito da salvação. Nessa hora Jesus vê seu Pai que até ali lhe sustentava o espírito desviar seu olhar, o Espírito Santo que havia descido sobre ele na forma de uma pomba em seu batismo, não suportou ficar ali dentro com todos aqueles pecados sobre ele, e então sozinho sem o olhar do pai, sem o Espírito Santo para fortalecê-lo ele clama em alta voz Eli Eli Lama Sabactani, que quer dizer; “Deus meu Deus por que me desamparaste?”Demônios festejavam nessa hora fizeram festa no inferno, alguns demônios que estavam como olheiros de satanás próximos ao monte riam e debochavam ao ver o sofrimento do filho de Deus e zombavam de Miguel e os anjos que apenas aguardavam. Creio que o Espírito Santo queria voltar para fortalecê-lo, Miguel e os anjos olhavam para aquilo segurando firmes suas espadas prontos para o combate. Bastava apenas o Pai lhes dar uma ordem. Mas Deus naquele momento reafirmou o seu amor pelo mundo, por você e por mim, lembrou-se do seu sonho naquele instante, e seu amor foi realmente de “tal” maneira que pôde suportar a dor que o filho sentia. E deve ter dito a Miguel e os anjos, deixem-no, agora Ele precisa passar por isso sozinho.
Isaias 53 é um capítulo que fala muito bem sobre tudo o que Jesus levou naquela cruz, bem como tudo o que El conquistou.
1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
2 Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

Por estes versículos de Isaias 53, entendemos que o plano de Salvação, além de resgatar o homem, libertá-lo do poder do pecado, e levá-lo ao encontro de Deus como verdadeiro adorador, lhe trazia outras vantagens.
No plano da salvação Deus não queria dar ao homem apenas o direito À vida eterna. Ele queria muito mais. Vemos em Isaias, que Jesus além de levar nossos pecados, levou sobre si também, nossas enfermidades e nas suas pisaduras nós somos sarados. Isso nos garante a cura de todas as doenças. Sobre Ele estava também o castigo que nos trás a paz.

E o mais magnífico disso tudo, é que Deus sabia que você receitaria esse sacrifício. E mesmo assim continuou te amando. E então Ele se empenhou em ajudar você a crer. Mandou o Espírito Santo para te convencer desse amor. Levantou em todo o mundo, pregadores ousados para levarem a palavra de vida do evangelho.
Dá para entender agora o quanto Deus te amou e ainda ama através de Jesus.
Talvez esse mesmo Espírito mandado por Deus tenha te direcionado até esta página na internet, e tenha te ajudado a seguir a leitura até aqui. Talvez, as palavras escritas aqui tenham sido direcionadas por esse Espírito para te alcançarem e trazerem vida pra você.
Você pode dizer que Deus lá do alto, com tantas coisas pra cuidar, tantas pessoas nesse mundo passando por dificuldades não se daria ao trabalho de se preocupar logo com você.
Mas sabe talvez Ele não esteja tão longe assim. Talvez se você se esforçar um pouquinho usando esse restinho de fé que ainda lhe resta, poderá então entender que Ele não está ta longe, mas ai ao seu lado, batendo à porta de seu coração esperando um convite para que possa entrar.
E se você deixar Ele quer ajudá-lo a crer no Seu amor. Ele tem muitos outros pra cuidar nesse mundo sim, mas lembre-se do que aprendeu Ele é Onipresente, pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e que cuidar dos mínimnos detalhes de sua vida. E Ele é Onisciente e sabe de tudo o que você precisa. E com certeza meu irmão, Ele é Onipotente, não existe impossíveis para o Senhor.
Recebe Jesus como seu único e suficiente Salvador, aceite Seu Espírito Santo como teu consolador e ele te ajudará a amar como o próprio Deus te amou.

A paz do Senhor

Marcelo Bancalero

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click